sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Com aval de Luis Fabiano, Dagol busca recorde no São Paulo


Dagoberto vive sua melhor temporada como artilheiro do São Paulo. E os números são tão positivos que, se mantiver a atual média de 0,46 gol por partida, chegará a 32 no fim do ano – hoje tem 19. Para isso, terá de disputar os próximos 20 jogos do Brasileiro, além de fazer o Sampa ser finalista da Copa Sul-Americana. Tarefa difícil, mas não para quem tem quebrado um recorde atrás do outro.

Somar 32 gols simboliza igualar a marca de Washington, em 2009. Nos últimos anos, o ex-camisa 9 do Tricolor foi quem chegou mais perto de bater Luis Fabiano, maior artilheiro dos últimos dez anos, com 46. Fabuloso, que se recupera de cirurgia na região próxima ao joelho direito, confia no futuro parceiro de ataque e aposta que ele seguirá decisivo.

Enfrentar o Santos é sempre uma boa pedida para Dagol. Diante dos rivais, o time da Baixada é quem mais sofreu com o camisa 25. Foram quatro gols marcados – três deles na temporada passada. Palmeiras e Corinthians levaram dois. Apesar de se dar bem diante da equipe da Vila, Dagoberto, em dois confrontos, não balançou a rede no San-São este ano. Já contra os outros rivais, marcou uma vez em cada. O último foi o Palmeiras, quando encobriu Marcos.

Ontem, Dagol não participou da atividade. Em decorrência de um pisão no pé esquerdo contra o Ceará, ficou no Reffis, mas não é dúvida.

Quando entrar em campo, o atacante vai reencontrar, agora de outro lado, dois velhos companheiros. Muricy Ramalho foi o primeiro técnico a trabalhar com o jogador no São Paulo. Foi dele e de Milton Cruz o aval para contratação. Além do treinador, Borges, companheiro de ataque no Tricolor entre 2007 e 2009, defende as cores do Santos. Juntos, foram bicampeões do Brasileiro.

Borges é outro que Dagoberto também pode ultrapassar em número de gols. O atacante santista fez 26 em 2008 (veja tabela completa abaixo). Na oportunidade, com assistências, o são-paulino colaborou para este bom desempenho.

O número de gols de Dagoberto cresce de uma temporada para outra. Na atual, ainda pelo menos 22 confrontos pela frente, já superou os 15 feitos ano passado. Marcou de fora da área, dentro, pé esquerdo, direito, e até de canela (veja lista completa abaixo). Diante do Santos, quer manter a boa sequência e, pela primeira vez neste Brasileiro, deixar sua marca em duas partidas consecutivas. Vale lembrar que, frente ao Ceará, fez um dos três na vitória por 3 a 0.

Com oito gols em clássicos, na sua melhor temporada e lutando por novo recorde, Dagol tem tudo para ajudar o Sampa fechar o primeiro turno do Nacional entre os primeiros.

Luis Fabiano (em entrevista ao LANCENET!)

LANCENET!: Como está vendo a atual fase de artilheiro do Dagoberto, que já marcou 19 gols nesta temporada?
LUIS FABIANO: Fico feliz, porque nessa fase que estamos precisamos de um jogador que fizesse gol. Encontramos o Dagoberto, que está fazendo e vive uma grande fase. Está fugindo da sua característica, mas acho que independentemente de ser centroavante, a partir do momento que o jogador é meia ou atacante, tem de buscar o gol também. Não pode só depender do centroavante, que muitas vezes está bem marcado. Ele está vivendo essa fase porque tem muita qualidade e talento.

LANCENET!: O Dagoberto está fazendo bem sua função, de colocar a bola para dentro e como referência na frente?
LUIS FABIANO: É totalmente diferente da função que faço. Ele tem a maneira de jogar, tenho a minha, mas sempre buscamos o mesmo, que é fazer o gol.

LANCENET!: Dagoberto pode fazer 32 gols e igualar Washington, atacante que chegou mais perto de você (32 a 46). Ele vai conseguir igualar ou superar? É possível buscar sua marca?
LUIS FABIANO: Quando quer superar uma média, depende do jogador. Já que vive um bom momento, tem de aproveitar e se esforçar para chegar nas metas estabelecidas. Agora, não é fácil fazer gol, mas como vive um grande momento, só depende dele. Chegar em mim é mais complicado, são 46 gols. O que resta de jogos, acho difícil, mas torço para que aconteça.

LANCENET!: O Dagoberto disse que você passaria esses números dele. Como vê o elogio? Vai passar mesmo?
LUIS FABIANO: Difícil, porque quando voltar vou estar abaixo do nível ideal. O jogador nunca volta 100%. Vou estar em 100% da forma física em termos da lesão, mas para chegar no ápice requer tempo e acho que só depois de um ou dois meses vou adquirir.

Fonte: LanceNet


Um comentário:

  1. Olá Dagol conheci a tua história através de uma revista e fiquei feliz pelo que Deus tem feito em tua vida. Parabéns pela sua opção de vida cristã e também pelo seu sucesso com Jogador.

    ResponderExcluir